Tempo, tempo mano velho

julho 30, 2017 por Lobo de Ceroulas - Nenhum comentário

Começar este blog está sendo maravilhoso em termos de organização e reflexão. Eu, normalmente, não paro para organizar fotos antigas, refletir sobre viagens passadas…Não me sobra tempo para isso. Em geral, o passado vai sendo consumido pelo presente e pelos planos futuros. Quem tem 3 filhos sabe do que eu estou falando. Tanto faz se você é uma mãe que trabalha fora de casa e passa um tempo relativamente curto com seus filhos de segunda a sexta ou se é uma mãe responsável por todas as atividades dos seus filhos, todas nós somos consumidas pelo tempo, trabalho e todas as inúmeras atividades das crianças.

Mas ao escolher algumas fotos para os textos que tenho em mente ou mesmo durante o processo de escrita, pude parar, desacelerar e rever fotos de viagens, natais, passeios e mesmo momentos como o processo de construção da nossa casa!

Fui separando algumas fotos das crianças, pensando em escrever algo sobre tempo livre, a necessidade de darmos tempo às crianças e percebi que, apesar de tentar dar este tempo para as minhas crianças, eu jamais paro para ME dar este tempo. Tempo COM meus filhos!

A cada 5 minutos uma criança quer ser alimentada, ou seja, a cada cinco minutos descasco uma laranja, pico um melão, passo manteiga em um pão ou dois ou três. A cada uma hora tem xixi fora do vaso ou bumbum de cocô. A cada 4 horas tem uma cozinha inteira para arrumar. No final do dia, a mãe exausta quer colocar as crianças também exaustas nas suas caminhas…Acabou o dia! Quanto de tempo eu passei com eles? Quanto tempo eu estive com minhas crianças sem limpar xixi, cocô, picando melão, maçã, descansando ovos de codorna? Zero!

Quando vi as fotos percebi como eles estão crescendo rápido! Do jeito que todo mundo fala: “aproveita porque passa rápido…” E passa mesmo…e a gente passa também. Passa do limite da nossa paciência, passa do limite do cansaço, passa do limite do tom de voz, só não passa do limite de carinho, atenção…

Fui vendo as fotos e me perguntando: quantas vezes por dia me agacho para responder cada uma das suas 100 perguntas (100 X 3)? Quantas vezes por dia paro tudo e sento com eles no sofá para contar um caso ou para fazer cafuné no cabelo? Quantas vezes por dia saio para dar uma voltinha com eles ou fico sentada tomando solzinho sem levar um livro? Quantas vezes por dia me concentro em NÓS?

É estranho pensar assim, porque passo o dia todo fazendo coisas apara ELES!!!

Mas o ponto é exatamente este! O que eu preciso é ter um tempo para EU estar com ELES e sermos NÓS! Aproveitar as minhas crianças, não por eles, mas por mim! Porque é muito divertido, porque a gente ri muito junto, porque eu fico relaxada e feliz! E todo mundo ganha com isso…

Mas é bem difícil porque a gente que é mãe fica numa fissura de fazer tanta coisa, dar conta de tudo e acaba passando o dia estressada…sem se dar tempo de estar junto, simplesmente para estar junto!

Assim, depois desse clic sigo na tentativa de desacelerar, mas não é fácil! Mas também não é impossível! E quem quiser tentar junto, pega na minha mão  e vamos juntos! Depois me conta!

Um beijo da Munyke