PERGUNTE PARA O LOBO

1 – Que bonecas são estas?

As bonecas da Lobo de Ceroulas são inspiradas no modelo proposto pela Pedagogia Waldorf, idealizada por Rudolf Steiner, onde cada boneca se relaciona com a criança na forma de um espelho da mesma, permitindo à criança viver plenamente sua infância no seu pensar, sentir e querer!

As bonecas transmitem à criança segurança, amizade, imaginação. Elas se tornam companheiras, acompanhando nas brincadeiras, nas viagens, oferendo o aconchego do corpo macio para um sono tranquilo! As bonecas funcionam para a criança como um prolongamento do seu eu, permitindo à mesma expressar sentimentos de alegria, carinho, proteção, raiva, medos e tristezas!

Boneca_Waldorf

Os materiais usados nas bonecas são 100% naturais, composto por malha de algodão e lã de carneiro, conferindo firmeza e elasticidade à boneca. Todos estes materiais usados tem como objetivo conectar a criança com a natureza, despertando os sentidos, permitindo experimentar o mundo vendo, sentindo, tocando, provando!

A Boneca Waldorf apresenta expressões faciais muito simples e básicas, ajudando a estimular a imaginação da criança. É esta simplicidade que permite à boneca estar triste ou feliz, sorrindo ou chorando de acordo com o humor da criança que a possui. Bonecas com expressões faciais prontas não servem de espelho para as emoções infantis!

Por tudo isto,  a boneca se destaca como o principal brinquedo de uma criança, seja ela menina ou menino! Meninos também precisam de um companheiro e sobretudo, exercitar o cuidado de si e do outro, nutrindo, cuidando, embalando, desenvolvendo relações de amor, afeto, cumplicidade! Muitas vezes o brincar com a boneca é diferente entre meninos e meninas, o que não a torna menos importante na vida dos meninos!

Ao invés de nos perguntamos que tipo de brinquedos devemos oferecer aos nossos filhos, devemos nos perguntar que tipo de infância queremos para eles. Oferecer brinquedos únicos, como cada criança, valorizam o fazer manual e acendem na criança o sentimento de acolhimento, suavidade, carinho!

2 – Por que as bonecas recebem nomes tão diferentes nesta página?

Como geóloga que não esquece de suas raízes, tentei trazer um pouquinho da geologia para as bonecas, dando-lhes nomes de minerais. Como toda criança adora sair catando as pedrinhas que encontram pelo caminho, pensei: por que não dar a uma pedrinha uma forma de boneca: macia, quentinha e gostosa de abraçar! Assim nasceram as bonecas mineralógicas…quem sabe não vão inspirar as crianças a catarem mais pedrinhas e quem sabe um dia se transformarem em criativos geólogos! Eu vou ficar super feliz! 

3 – Como devo cuidar da boneca?

A boneca é confeccionada com materiais resistentes, permitindo à criança brincar com ela pode um longo tempo. Como mãe, entendo perfeitamente como as crianças brincam com seus brinquedos. Obviamente, é um brinquedo feito à mão que merece certos cuidados, não devendo ser tratado da mesma maneira que uma bola! A criança deve sempre cuidar da boneca, trata-la com carinho e consideração com o trabalho manual. Crianças pequenas carregam as bonecas pelos cabelos sempre! Não se preocupe! Os cabelos são muito bem costurados!

4 – Comprei a boneca para que minha/meu filha (o) a tomasse como companheira (o) e ela (e) olhou, achou bonitinha e largou logo de lado. O que fazer?

Muitas crianças não se sentem tão atraídas pela boneca a pontos de criarem um vínculo imediato com a mesma. É preciso que seja criado um vínculo entre elas (criança e boneca), construindo uma amizade, um companheirismo! A criança pequena age por imitação na sua totalidade. Ela imita os pais nas tarefas domésticas, no tratamento com os irmãos ou com os animais de estimação e também no cuidado com os brinquedos!

Muitas vezes é preciso que a mãe ou o pai ajude a criança a criar este vínculo com a boneca, cuidado da mesma, embalando, colocando para dormir enroladinha em um manto para aquecer, conversando com a boneca enquanto faz estas atividades. Ao invés de colocar a boneca em um cesto de brinquedos, coloca-la para dormir em um bercinho ou um cantinho preparado para esta finalidade ensina a criança o cuidado e o zelo com sua boneca. Este é um exercício diário, para pais que realmente gostariam de tornar a boneca mais que um objeto, mas sim um companheiro para a criança!

5 – Como devo lavar a boneca?

Marcas de caneta, sangue e batom, vômito e urina, são bem comuns nas bonecas que se tornam companheiras das crianças. A seguir vou explicar como remover cada um deste “acidentes”.

Marcas de caneta e/ou batom: Usar um cotonete com água morna e um pouquinho de sabão de coco e esfregar suavemente. Repita o processos várias vezes até remover as manchas. Se as manchas forem maiores pode-se usar um pedacinho de tecido de algodão.

Marcas de sangue: Molhe um cotonete em água oxigenada (10 volumes) e passe delicadamente sobre a mancha.

Vômito e urina: Nos casos menos graves, pode-se usar um paninho de algodão umedecido com água morna e limpar o local atingido. Coloque algumas horas sob o sol. Caso o cheiro persista ou a área atingida seja bem grande, deve-se mergulhar a boneca em água morna (exceto os cabelos) com um pouquinho de sabão de coco ou detergente de coco. Ao retirar a boneca, torça o máximo que puder e coloque-a sob o sol por algumas horas até a completa secagem. A boneca pode ser centrifugada na máquina de lavar roupas, mas isso me dá medo!   

Cabelos: No caso de cabelos sujos, lavar em água fria, nunca mergulhando a boneca completamente, pois a lã dos cabelos é, quase sempre, tingida, o que pode manchar o corpo da boneca. Portanto, lembre-se, cabelos são lavados a parte, sempre com água fria e o mínimo de sabão (se necessário)!

6 – É possível encomendar uma boneca com características semelhantes as da minha criança?

Sim, é possível, porém o prazo de envio é maior. Por se tratar de uma encomenda, todo o processo de confecção da boneca pode levar de 3 a 5 dias, mais o envio dos Correios. Caso seja este o seu interesse me mande um e-mail antes para definirmos melhor os prazos!

7 – Por que se fantasiar é tão importante para a criança?

Quando a criança se olha no espelho e percebe que ao colocar uma coroa, capa, saias, véus e tantos outros adereços ela pode transformar a si e todo o mundo ao seu redor, podendo ser o que elas desejam. É assim que a imaginação a envolve e ela tem a certeza de que ela pode criar mudanças na sua vida!

As fantasias se tornam essenciais no crescimento e desenvolvimento do lado criativo de cada um! São nestas brincadeiras que desaparecem gêneros, idades, raças, ampliando o conhecimento de si, da vida, das artes e do outro!

A Lobo de Ceroulas deseja que toda criança tenha disponível algumas fantasias e um espelho, onde ela possa expressar toda a vivacidade de infância!

8 – Como devo lavar as fantasias?

Toda roupa, incluíndo as fantasias, que se queira conservar sem danos, deve sempre ser lavada a mão. Caso vc não tenha tempo disponível para isso (o que é o meu caso), é possível lava-la a máquina, usando sabão de coco e o Modo Delicado. O importante é sempre secar a sobra!